Publicado como post no Facebook, 16 Dezembro 2013
Há milhões de lugares merecidos no panteão da Humanidade. Acredito que são mesmo milhões. Muitos são anónimos e o seu nome nunca foi celebrado, mas são milhões. Milhões que merecem a nossa admiração e a nossa memória, que iluminaram as vidas de muitos outros, com graça, com generosidade, com abnegação, com ideias, com um sorriso, com invenção, com beleza, com um sonho de paz e justiça. Há pessoas comuns e pessoas famosas, há artistas e pensadores, há sábios e mártires, há heróis e santos neste panteão, que é o coração da Humanidade.
Mas há alguns a quem não podemos deixar de reservar um lugar especial neste panteão, e entre esses estão Gandhi, Martin Luther King e Nelson Mandela, heróis e santos, homens de acção e de paz, que transformaram o mundo num sítio melhor porque não só mudaram o seu tempo como nos deram a esperança. Mandela deixou-nos mais ricos porque nos permitiu acreditar na paz quando só a guerra parecia uma solução, porque nos permitiu acreditar na reconciliação quando só a vingança parecia justa.
Não posso deixar de recordar o poema de Manuel Bandeira, com Irene a pedir licença a S. Pedro para entrar no céu e a resposta de S. Pedro, bonachão: - Entra, Irene. Você não precisa pedir licença.
Mandela também não.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
nunca o poema de Manuel Bandeira terá sido citado tão a propósito...
Enviar um comentário